Grandes idéias e campanhas de marketing de causa e marketing de relacionamento.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Um detergente que salva vidas!
Há quase 3 décadas, a Procter&Gamble vem ajudando instituições que salvam os animais atingidos por vazamentos de petróleo - seja através de doações em dinheiro ou fornecendo o detergente que dissolve o óleo grudado em seus pelos ou penas.
Foi só recentemente que a empresa resolveu transformar esta iniciativa em uma ação de marketing de causa. A cada frasco de Dawn vendido, a P&G doa $1 dólar para salvar a vida selvagem. Ao entrar no site para validar a doação, o consumidor é convidado a se engajar mais na causa, participando da comunidade dos Campeões Diários da Vida Selvagem no Facebook.
O ano passado, quando ocorreu o vazamento da plataforma da Exxon no Golfo do México a campanha já estava no ar.
Não é preciso dizer o quanto esta coincidência contribuiu para dar maior relevância à ação da fazer as vendas de Dawn disparar.
Mais interessante, entretanto, é ver a aderência da causa ao posicionamento do produto: forte contra a gordura, mas suave para as mãos... ou os pássaros.
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