terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como experiência de marca, nada supera a vida real.



Em paralelo ao imenso crescimento da midia on-line existe uma outra tendência que está ficando cada vez mais forte, até para compensar tanto virtualismo. É o Living the Life, um outro nome do marketing da experiência. Este anúncio da American Air Lines ilustra bem isso. Afinal, nada é tão forte para emocionar do que a experiência sensorial. O impacto de sentir uma fragrância, provar um sabor, tocar, ouvir e ver não se compara a nenhum outro.


Pesquisas de neuromarketing comprovam cientificamente o poder destes elementos na tomada de decisão de compra das pessoas. Afinal, uma coisa é você assistir um comercial de Skol, p. ex., e ver o quanto ela desce redondo. Outra bem diferente é ir a um Skol Beats e perceber a marca associada ao tipo de música que você gosta, num lugar cheio de gente bonita, tomando uma Skol bem gelada e se divertindo muito. As áreas do seu cérebro que serão ativadas ao ouvir o nome Skol serão maiores. E a fidelidade a ela também.


Nos Estados Unidos existem organizações especializadas no marketing dos cheiros e aromas - o scent marketing (http://www.scentmarketing.org/) . Muitas lojas já adotam fragrâncias especialmente desenvolvidas para suas marcas (quem não se delicia com o cheirinho da Le Lis Blanc, por exemplo?) mas esta é apenas a aplicação mais óbvia deste recurso. Existem as tintas de impressão em diversos aromas - ótimas para serem usadas em anúncios, encartes e malas diretas. E podem existir muitas outras.


O fato é que sempre dá para agregar em qualquer ação um evento para a degustação de um novo sabor. Ou uma música que traz calma e tranquilidade, seja ao ponto de venda, seja como aquela que ficamos ouvindo ao ligar para as Centrais de Atendimento ao Cliente. Todos os detalhes e oportunidades para levar o consumidor a ter uma experiência sensorial agradável e que reforce os pilares da marca devem ser usados e aproveitados.


A vida real ainda é a que está valendo.

3 comentários:

  1. Parabens pelo blog, minha sempre Querida Chefona!!! rsrsrs Curto demais seu trabalho e sua visão conceitual e estetica. Desejo sucesso hj e sempre pq vc merece...por sua dedicaçao e amor pelo que faz!
    Que agora nessa nova faase vc possa trilhar caminhos mais e mais elevados!
    Sou seu fa!

    Marco Cortez

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  2. Gostei muito do seu blog, Alice. Vou sugerir que o Rodrigo, meu filho, o acesse. Ele é estudante de publicidade e é vidrado em marketing. Vou sugerir, inclusive, que divulgue para os colegas do IESB, a faculdade onde estuda. Com relação ao Living the Life citado no comentário de hoje, saliento também a importância do tato nessa conquista sensorial. Ontem, por exemplo, fui convidada para a inauguração da nova expansão do ParkShopping, e assim que cheguei corri para ver a loja Camicado, a primeira de Brasília. Sabe a razão? Tinha recebido em casa, semana passada, duas tigelinhas de porcelana lindas para petisco. Não por acaso vermelhas, me convidando para a inauguração. Quando vi já estava dentro da loja conversando animadamente com a nova gerente... Ontem não deu pra comprar nada, claro, mas sábado vou dar uma passadinha lá pra comprar umas coisinhas!
    Sucesso com o blog, viu? Vou acompanhá-lo daqui,
    Beijo
    Maria Teresa Fernandes
    Alô Comunicação
    Revista Roteiro

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  3. Oi Cortez! Obrigada pelo apoio e o carinho. Bjsss

    Teresa, querida.Que bom que gostou. Isso! Recomende para o Rodrigo e toda a galera dele. É sempre bom compartilhar informações e experiências, como essa que vc contou. As tijelinhas foram muito mais importantes e motivadoras, não eh? Não pelo seu valor mas por tere colocado vc em contato com um objeto que simboliza a Camicado. Ponto pra eles! Beijão e obrigada amiga.

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